Tomo Editorial

A Tomo é uma pequena editora que, em tudo dando certo, vai continuar pequena.

Em resenha publicada pela página da Sociedade Vegana, o articulista Leon Denis analisa em profundidade a obra de Thales Tréz.

Leia a resenha na íntegra clicando aqui.

“A obra do biólogo Thales Tréz resulta de pelo menos meia década de pesquisa e conta com seis capítulos bem estruturados. É inicialmente prefaciada pela diretora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, a professora Dra. Rita L. Paixão; que já no primeiro parágrafo diz a que veio a obra, não é mais uma que trata da contenda “argumentos favoráveis e contrários ao uso de animais no cenário acadêmico e científico”, trata-se, segunda ela, de uma reflexão sobre a experimentação animal em si, “a questão da formação do cientista e o fazer ciência em determinado contexto social, e a forma como esses estão inexoravelmente imbricados”.

Ao apresentar a obra, Tréz passa brevemente por um episódio como aluno da graduação para ilustrar como se deu o processo que o levou a se interessar por essa temática tão espinhosa, e faz uma ressalva importantíssima: “A abordagem desta obra deliberadamente excluirá aportes críticos do campo da Filosofia moral e da ética”. O foco é compreender um uso cientifico dos animais a partir de uma ampla revisão bibliográfica científica. A obra traz um roteiro de leitura bem sucinto que introduz o leitor e a leitora nos capítulos que virão a seguir.

Esse livro pode muito bem ser classificado na categoria das obras de historia crítica da experimentação animal, pois se trata de uma sociologia e uma historia do conhecimento científico. Pesquisa bem feita. A linguagem é técnica, porém, não impossível de compreensão ao leitor não especialista. “Experimentação animal: um obstáculo ao avanço científico” é mais uma boa referência na literatura nacional voltada a essa temática. Logo, leitura indispensável para simpatizantes e críticos.”

CRIAR CONTA

Os seus dados pessoais serão utilizados para melhorar a sua experiência por toda a loja, para gerir o acesso à sua conta e para os propósitos descritos na nossa política de privacidade.